O que é Maçonaria?
Maçonaria é uma Ordem filosófica, educativa e progressista que adota a investigação da verdade, em regime de plena liberdade. Ela é, portanto, uma sociedade formada por livres pensadores, amantes da cultura moral.

Intelectualmente, este é o seu papel principal, e este caráter explica, em grande parte o notável sucesso que conseguiu. Em resumo, a Maçonaria é uma escola de sabedoria. A admissão na Ordem Maçônica, não é, pois, um fim, é um começo maravilhoso, mas que exige muito trabalho e dedicação.

A Maçonaria é uma instituição que conserva bem viva certas tradições muito antigas de ensinamentos místico - iniciáticas compostos de rituais simbólicos e de alegorias. O que nela domina é o princípio de tolerância para com as doutrinas religiosas e políticas, porque a Maçonaria está acima e fora das rivalidades que as coloca em conflito.

Seus lemas fundamentais são:

  • Liberdade - Porque o homem que venceu a si mesmo liberta-se da opressão que o escravisa.

  • Igualdade - Porque a Maçonaria reconhece que todos os homens nascem iguais. As principais distinções que admite são o mérito, o talento, a sabedoria, a virtude e o trabalho, de cada um.

  • Fraternidade - Porque a Maçonaria aspira que a compreensão reine entre seus adeptos; a Fraternidade diminui os males dos povos e aumenta a compreensão e o respeito entre os homens. Sob este prisma, ela pode ser definida de muitas maneiras, mas uma descrição resumida poderia dizer que é uma sociedade destinada ao esforço conjunto de todos, na busca do aperfeiçoamento individual, uma fraternidade dedicada ao aprendizado e ao culto da arte de viver e à construção do caráter.

Não é um clube, nem uma companhia de seguros ou de socorro mútuo. Não é uma organização destinada a patrocinar fóruns de debates políticos e reformas sociais, e o lucro material não está entre seus objetivos, embora os membros da fraternidade realmente participem de muitos serviços de caridade e obras assistenciais. Os princípios da Maçonaria são publicamente aclamados, compreendendo: Amor Fraternal, Assistência e Lealdade. Em seus ensinamentos são enfatizados os postulados da mais elevada moral e a prática das virtudes cardeais, proclamadas em todas as eras: Temperança, Fortaleza, Prudência, Justiça, Fé, Esperança e Caridade. Seus princípios éticos podem ser aceitos por todos os homens de bem, e a tolerância para com seus semelhantes é assumida por todos os membros.
E-mail
contato@pael-es.org.br
Endereço
Rua Muniz Freire, 117 - Cidade Alta
Vitória - ES
Caixa Postal 76 - CEP 29015-140
Grande Oriente do BrasilGrande Oriente do Brasil - Espírito Santo